sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Patins

Patinação: Recreação ou esporte que consiste em deslizar sobre uma superfície polida, de gelo ou de cimento, por meio de patins, que se adaptam à sola do calçado. Para o cimento, o patim possui quatro rodas presas a uma chapa de metal, ajustada ao tamanho dos pés, e amarrada aos sapatos por meio de tiras de couro.

                                                                                                                                           Foto: André Destro


A História do Patins

Mesmo que a patinação pareça ser um esporte moderno e futurista, os primeiros patins datam do início do século 18. E os patins de gelo são mais velhos ainda. 

Já neste século, surgiram nos Estados Unidos os patins tradicionais, aqueles com duas rodas atrás e duas na frente. Eles eram perigosos, por ter os freios na frente. Na década de 70, reapareceram os patins in-line (os primeiros são do século 18). 




 
                                                                                                                                             Foto: Eliana Duarte 




O retorno dos patins in-line promoveu o surgimento da patinação agressiva, subdividida nas modalidades street e vertical. Esses patins só foram chegar ao Brasil na década de 90. Se tornaram febre por um período tempo, mas hoje poucos continuam patinando.

             Patinador Marcelo                                                                                                        Foto: André Destro

A patinação tem como princípio fundamental o equilíbrio, que só se adquire com a prática. Quase todas as grandes cidades do mundo possuem locais especialmente destinados à aprendizagem ou à prática da patinação (rinques), em praças ao ar livre, ou em recintos cobertos. No Brasil, por causa do clima, o uso de patins limita-se aos de roda.

                                                                                                                                   Foto: Eliana Duarte 


Patins em linha 


Além da patinação recreativa, alguns patinadores preferem patinação agressiva. Patinação agressiva inclui uma variedade de manobras, deslizes, saltos, e outras avançadas manobras de patinação. Também chamada de "Patinação de Rua" ou "Street". Enquanto patinação agressiva refere-se a manobras em quase qualquer obstáculo, patinação de rua refere-se especificamente a obstáculos não-posicionados (sem ser em pistas).

                                                                                                                                  Foto: Eliana Duarte



Existem dois tipos de patins agressivos, os rígidos e flexíveis. Os rígidos além de não serem flexíveis, são geralmente mais pesados comparados aos patins recreativos. Os flexíveis, são bem mais flexíveis mas normalmente tão pesados quanto os rígidos. As rodas são pequenas (por volta de 56 mm), e a velocidade relativamente baixa (comparado aos patins recreativos) para dar mais controle nas manobras.


                                                                                                            Foto: André Destro

No Brasil, o Aggressive Inline (rollerinline ou patins inline) surgiu em entre 1992 e 1993. Os pioneiros de sucesso no esporte foram Fabíola da Silva, Fabiano Kenji, entre outros. Nessa época, começaram a ser realizadas muitas competições amistosas, em nível amador. A oficialização da Patinação como modalidade esportiva deu-se em 1999.





Créditos:

Fotos: Eliana Duarte, André Destro 
Edição de imagem: Joice S. Pereira
Texto: Eliana Duarte



FONTES


http://www.souroller.com/p/historia-do-patins.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Patins_em_linha 
http://www.esporte.cenpect.com.br/histpat.html

Muay Thai

Também conhecido como “Boxe Tailandês”, o Muay Thai é considerado um esporte nacional da Tailândia, país onde se originou. É uma arte marcial milenar sendo fortemente representativa em sua cultura. O Muay Thai é conhecido como a arte das oito armas, sendo 2 punhos, 2 cotovelos, 2 joelhos e 2 pés. Acredita-se que se originou do milenar Kung Fu Chinês, devido ao fato de que o povo que fundou a Tailândia, vieram de províncias chinesas como Yunnan. Desde 1990 veio crescendo como uma das artes marciais mais populares em todo mundo. O Muay Thai foi criado para a obtenção de uma boa saúde, forma de defesa de seus praticantes em guerras.


Lutadora Andressa                                                                                           Foto: Kleber Josué

A Origem

A origem do Muay Thay está tão ligada a história da Tailândia, que antigamente assuntos de caráter nacional eram decididos com lutas. A luta está para os tailandeses como o futebol está para os brasileiros. Lá as lutas são eventos que integram jovens,velhos ricos e pobres. Muitos tailandeses praticam Muay Thai ou já praticaram em algum momento da vida. 


O Muay Thai tem se popularizado no Brasil, portanto não é difícil encontrar escolas especializadas nesta luta. O importante antes de qualquer coisa é conversar com pessoas que já praticaram para se informar sobre a credibilidade da academia.


                                                                                                                               Foto: Kleber Josué

Muay Thai no Brasil 


No Brasil o teve inicio nos anos 80, mais precisamente em 1979 quando o Mestre Nélio Naja apresentou ao país. A modalidade quase desconhecida na época era conhecida como Boxe Tailandês. Época que ainda utilizavam calças e faixas amarradas na cintura diferenciando as graduações. Nélio Naja teve como seus primeiros alunos, hoje mestres; Rudimar Fedrigo, Luiz Alves, Narany, Flavio Molina e outros, sendo que alguns destes eram Faixa Preta de taekwondo. O esporte foi se desenvolvendo pelo país, nascendo em 1980 a primeira Associação de Muay Thai do país, tendo como Presidente o Mestre Flavio Molina. Em 1981 aconteceu o primeiro Campeonato Interestadual no Rio de Janeiro. Daí para frente os eventos de Muay Thai foram se desenvolvendo cada vez mais. 

No Paraná o esporte foi levado a publico através do Mestre Rudimar Fedrigo também na década de 80, o qual formou grandes atletas.


                                                                                                                          Foto: Kleber Josué

Curiosidades: Os primeiros relatos das lutas de Muay Thai ainda o deixavam muito perigoso, os quais não tinham limite de tempo para o combate, e ainda não continha o uso de luvas e apenas a utilização de cordas as quais envolviam as mãos, após as cordas envolvidas nas mãos eles as mergulhavam em resina para que endurecessem as mãos. Em alguns outros registros históricos, encontramos também casos de após mergulharem as mãos a resina, eles adicionavam areia e até mesmo vidro fino às mãos. Estes combates duravam até que o primeiro lutador não tivesse condição de permanecer em pé, ou até mesmo a morte. Isto parece ter ocorrido até o Reino de Rama VII em 1929, quando o uso de luvas foi introduzido, deixando o esporte menos perigoso aos participantes.



                                                                        Foto: Kleber Josué

Antes de 1929 os lutadores lutavam apenas com cordas enroladas nas mãos, as quais eram mergulhadas em cola com vidro moído ou areia. Com o tempo o uso da cola e o vidro/areia foram eliminados e as cordas continuaram a ser utilizadas, na verdade até 1929 quando foram substituídas pelas luvas (KRAITUS,1988). Hoje em dia ainda existem lutas ilegais que usam os costumes antigos, e até alguns que tem a permissão dos países envolvidos, que são realizados nas fronteiras, entre Tailândia e Birmânia, Laos e Camboja . 



Créditos

Fotos: Kleber Josué
Edição de imagem: Joice S. Pereira
Texto: Eliana Duarte
Edição: André Destro


Fontes:


http://www.tudoemfoco.com.br/muay-thai-historia-golpes-muay-thai.html


http://muaythaideverdade.esporteblog.com.br/54537/A-HISTORIA-DO-MUAY-THAI-NO- 

http://worldfighter.com.br/muay-thai/historia-muay-thai
http://www.thaibrasil.com/historia_muay.htm